O projeto Olivais Vila do Segredo, passa por um resgate familiar, trabalhar com esse alimento sagrado e esta árvore milenar nos traz a sensação de uma missão com gerações futuras, acreditamos que estamos contribuindo para o desenvolvimento social , oportunizando uma qualidade de vida mais saudável e sustentável aos nossos descendentes.
A escolha da identidade visual Portuguesa/Castelhana para nosso azeite está ligada diretamente à tradição desses povos no cultivo e uso do azeite de oliva. A Família de Lacerda Fernandes faz parte dessa tradição. Os de Lacerda tiveram seu inicio na cidade de Toledo na Espanha através do Rei Afonso X, que teve seu Filho o Infante Fernando de La Cerda, esta criança ganhou o apelido de “La Cerda” por causa de tufos de pelos. Afonso de Lacerda e Fernando de Lacerda foram o tronco da família Lacerda.
Já os Fernandes, Família essencialmente Portuguesa tem seu embrião na Cidade de Vacaria com o mais antigo registro através do Bandeirante Luso/Brasileiro Capitão Andre Fernandes Consta na história que em 1637 passou por Vacaria a Bandeira do Capitão André Fernandes, com o filho, Pe. Francisco Fernandes de Oliveira, esse é o registro dos Primeiros Fernandes da Região. Com a efetiva fundação de Rio Grande, maior número de indivíduos de origem lusa chegaram ao nosso Estado, e, em 1747, após a queda dos Sete Povos das Missões houve incentivo da Coroa Portuguesa em trazer açorianos para o atual Estado do Rio Grande do Sul.
Com a vinda desses colonos, a cultura portuguesa pode ser difundida no território sul-riograndense, sendo uma dessas Vilas a atual Cidade de Caçapava do sul, e por conjunções geográficas e climaticas o terroair de Caçapava do Sul se mostrou idêntico ao País de origem de seus Pioneiros, o cultivo dessa árvore Sagrada representa a força e determinação desses dois povos desbravadores.